terça-feira, 18 de outubro de 2011

Khairete!


Sejam todos bem vindos ao espaço de exposição das reflexões desenvolvidas pelo grupo de exegetai do RHB - Reconstrucionismo Helênico no Brasil.

No contexto da Grécia Antiga (entenda-se os períodos arcaico e clássico especialmente), exegetai eram os religiosos especialistas no culto de um determinado deus. É preciso notar que considerando a diversidade de políeis, vilas e tribos que compunham a antiga Hélada, esses serviços religiosos podiam atingir funções maiores, mais específicas ou mais complexas que as aqui descritas. Todavia, é com o intuito de formar membros com as qualificações necessárias para responder dúvidas e aconselhar a comunidade no culto de uma determinada deidade que o RHB inicia seu projeto de educação dos membros mais antigos e representativos.

Importante notar também que, como especialista e conselheiro, a palavra ou opinião do exegete não toma valor de verdade única e incontestável por sua função dentro da comunidade, mas é vista como conselho, sugestão ou interpretação sobre mensagens, rituais e costumes religiosos que se relacionem à ortopraxia, teleté ou serviço à deidade em seus aspectos gerais.

Espera-se de um exegete disponibilidade para ajudar a comunidade, senso de justiça e "areté", de modo que possa cumprir com suas responsabilidades enquanto membro do clero, sendo assim considerado um membro reconhecido para representar o movimento RHB em ocasiões públicas ou dar auxílio legal em questões jurídicas quando for requisitado para estes propósitos. Educação, excelência, cortesia, comedimento e responsabilidade são as qualidades que de forma geral unificam os membros envolvidos nesse projeto.

A equipe até então é composta por quatro exegetes. Três estão em formação e uma é a responsável pelo programa do RHB. Os membros em formação são os apresentados a seguir:

- Thiago Oliveira, ou Petraios: exegete de Hermes e de Dioniso Melykhios. Politeísta helênico há sete anos e membro do RHB há cerca de cinco. Com experiência no culto a Hermes, atualmente tem pesquisado sobre as relações dele com as ninfas e aspectos relacionados à mantis e sua representação e culto na religião em geral.
- Sarah Helena, ou Filhote de Lua: exegete de Dioniso e Hécate é helenista há cerca de 9 anos e tem práticas relacionadas com o calendário, compromisso devocional com Dioniso e experiências no culto à deusa Hécate.
- Jota Oliveira, ou Aktaios: É helenista há mais de três anos e tem experiências acadêmicas relacionadas à literatura grega. É exegete de Zeus e tem experiências com Afrodite.

A quarta exegeta que compõe a equipe do RHB é a Alexandra Nikasios, helenista há mais de 12 anos, com experiências acadêmicas relacionadas a religiões. Como exegete, responde pelo culto de Atena e por questões de religião em geral, tendo também experiências vivenciais com Zeus.

Os textos aqui apresentados são resultado das lições desenvolvidas durante o processo de qualificação dos membros, sendo assim, apresentam-se como uma reflexão dos mesmos que compõem o projeto sobre temas que se considera de relevância para a comunidade reconstrucionista helênica e/ou fundamentais para o entendimento da religião grega e representam os posicionamentos do RHB enquanto grupo em relação a um tema, problemática ou questão que se pensa ser relevante. 

Khairete! Sejam todos bem vindos.

Atenciosamente,
Thiago Oliveira
'Mantis' e 'Exegetes' do RHB

Nenhum comentário:

Postar um comentário